OBJETIVO
DESAFIOS
RESULTADOS
O Projeto UCA, Um Computador por Aluno, é uma iniciativa do Governo Federal que, desde 2005, investiga a possibilidade de adoção de laptops educacionais como um meio de elevar a qualidade da educação pública brasileira. O projeto sustenta-se na proposta pedagógica denominada modalidade 1:1, que busca contemplar cada estudante da rede de ensino básico com um laptop.
Oprojeto ELLé um programa internacional e inovador que envolve alunos, educadores e pesquisadores e que visa o ensino da língua Inglesa como ferramenta para tornar a criação cultural concreta e significativa, auxiliando as relações sociais e culturais da criança no ensino fundamental, possibilitando, um desenvolvimento intelectual mais sólido para o educando.
O uso de novas metodologias como ferramentas no ensino da língua Inglesa nas séries iniciais, desenvolve as potencialidades individuais e ao mesmo tempo o trabalho coletivo, no intuito de promover a interação e a integração dos atores do projeto. Nosso projeto envolve o uso da internet como ponto de comunicação entre os profissionais e alunos do Brasil e Estados Unidos, além de ser utilizada na rotina das aulas, nas quais nossos alunos acessam websites previamente pesquisados e aprovados pelo projeto, que disponibilizam atividades interativas na língua Inglesa, de forma a tornar o ensino do idioma uma atividade rica e interessante, além de reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula. Utilizamos também materiais de alta qualidade produzidos nos Estados Unidos especialmente para crianças. Estes livros ricamente ilustrados, trazem para a sala de aula a realidade e ficção de forma divertida e educativa.
Nosso projeto foi desenvolvido com base em quatro pontos principais:
O projeto ELL atende a crianças a partir de 04 anos de idade e em sua primeira fase, está sendo implementado nas cidades de Piraí e Rio das Flores no Estado do Rio de Janeiro e na comunidade do Candeal em Salvador – Bahia.
link: http://www.sqafoundation.org/projetos_brasil.php
O X-Cross é um projeto de aprendizagem multimídia por meio do qual 15 escolas do Ensino Médio da América Latina e da Europa poderão fazer parte de uma rede transcontinental.
As cidades participantes são: Miraflores (Peru), Piraí e Vitória (Brasil), Segrate (Itália) e a cidade de Bremen (Alemanha).
O objetivo principal deste projeto é fazer das tecnologias de informação e de comunicação componentes essenciais para a instrução e aprendizagem em ambos os continentes.