OBJETIVO
DESAFIOS
RESULTADOS
Telecentro é um espaço público onde pessoas podem utilizar microcomputadores, a Internet e outras tecnologias digitais que permitem coletar informações, criar, aprender e comunicar-se com outras pessoas, enquanto desenvolvem habilidades digitais essenciais do no mundo de hoje.
Apesar dos telecentros serem diferentes entre si, seu objetivo comum está em proporcionar o uso das tecnologias computacionais para favorecer o desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social – reduzindo o isolamento, diminuindo as distâncias, promovendo questões de saúde, criando oportunidades econômicas e promovendo a inclusão digital. Os telecentros podem ser utilizados para desenvolver diversos projetos e oficinas visando o interesse e necessidades das comunidades.
Em Piraí, existem 07 telecentros, em pontos extratégicos , com objetivo de propiciar uma maior integração da comunidade com as tecnologias atuais. São eles:
Nos telecentros funcionam o projeto “Emprega Piraí”, que leva cursos de informática a população, como, Linux – Ferramentas de Escritório, Calc Avançado, Internet, Introdução ao Desenvolvimento WEB todos presenciais que já formaram aproximadademente 1000 alunos e ainda, conta com a possibilidade de cursos a distância para oferecidos na internet.
Mesmo com a liberação do sinal internet comunitária gratuito por parte da Prefeitura de Piraí através do Projeto Piraí Digital, os telecentros ainda são muito utilizados com atendimento mensal estimado em 600 usuários.
O Secretaria de Ciência e Tecnologia vem trabalhando cada vez mais para ampliar os serviços, preparando a instalação de novos telecentros, adaptando os serviços existentes aos portadores de necessidades especiais, planejando novos cursos e diversificando em suas ações para cada vez mais atender a população de Piraí em seus anseios.
O projeto tem como finalidade disponibilizar uma plataforma de ensino on-line com mais de 40 cursos profissionalizantes gratuitos à população. Os cursos possuem carga horária variada, podendo ser de 4 à 80 horas. Na primeira fase do projeto foram oferecidas mais de 400 vagas.
Os cursos são realizados nos telecentros do município e em 3 escolas da rede:
- Telecentro Casa do Futuro - Bairro Casa Amarela
- Telecentro de Santanésia
- Telecentro de Arrozal
- Escola Aurelino Barbosa - Bairro Cacaria
- Escola João Feliciano - Bairro Rosa Machado
- Escola Rosa Carelli - Bairro Varjão