OBJETIVO

  • Contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades para a formação de um cidadão capaz de conviver, de se comunicar e dialogar num mundo interativo e interdependente utilizando uso de tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e educacionais inovadoras.

DESAFIOS

  • Capacitar professores
  • Conscientizar os professores sobre a importância de se atender as exigências do mundo atual
  • Enfrentar a dificuldade de aceitação da mudança de paradigma da educação
  • Promover acesso à TIC, enquanto recurso pedagógico, aos portadores de necessidades especiais
  • Desenvolver projetos educacionais comunitários, utilizando TIC, a partir do interesse local
  • Criar grupos de competência no desenvolvimento de conteúdos digitais
  • Promover uma substantiva interação entre governo municipal e Instituições de Ensino e Pesquisa  através de desenvolvimento de projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, focados nas NTIC's

 RESULTADOS

  • Foram capacitados funcionários na utilização de NTIC e Software Livre
  • Foram integrados os NTICs ao PPP da SEMEC e das escolas da rede pública de ensino
  • Foi formada uma equipe técnica e pedagógica para atendimento ao projeto de educação
  • Foi formada a Comunidade Virtual do Conhecimento

 

UCA

Projeto UCA, Um Computador por Aluno, é uma iniciativa do Governo Federal que, desde 2005, investiga a possibilidade de adoção de laptops educacionais como um meio de elevar a qualidade da educação pública brasileira. O projeto sustenta-se na proposta pedagógica denominada modalidade 1:1, que busca contemplar cada estudante da rede de ensino básico com um laptop.

 

ELL

Oprojeto ELLé um programa internacional e inovador que envolve alunos, educadores e pesquisadores e que visa o ensino da língua Inglesa como ferramenta para tornar a criação cultural concreta e significativa, auxiliando as relações sociais e culturais da criança no ensino fundamental, possibilitando, um desenvolvimento intelectual mais sólido para o educando.

O uso de novas metodologias como ferramentas no ensino da língua Inglesa nas séries iniciais, desenvolve as potencialidades individuais e ao mesmo tempo o trabalho coletivo, no intuito de promover a interação e a integração dos atores do projeto. Nosso projeto envolve o uso da internet como ponto de comunicação entre os profissionais e alunos do Brasil e Estados Unidos, além de ser utilizada na rotina das aulas, nas quais nossos alunos acessam websites previamente pesquisados e aprovados pelo projeto, que disponibilizam atividades interativas na língua Inglesa, de forma a tornar o ensino do idioma uma atividade rica e interessante, além de reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula. Utilizamos também materiais de alta qualidade produzidos nos Estados Unidos especialmente para crianças. Estes livros ricamente ilustrados, trazem para a sala de aula a realidade e ficção de forma divertida e educativa.

Nosso projeto foi desenvolvido com base em quatro pontos principais:

  • Capacitação
    Enriquecimento
    Oportunidade
    Intercâmbio

O projeto ELL atende a crianças a partir de 04 anos de idade e em sua primeira fase, está sendo implementado nas cidades de Piraí e Rio das Flores no Estado do Rio de Janeiro e na comunidade do Candeal em Salvador – Bahia.

link: http://www.sqafoundation.org/projetos_brasil.php

 

XCROSS

O X-Cross é um projeto de aprendizagem multimídia por meio do qual 15 escolas do Ensino Médio da América Latina e da Europa poderão fazer parte de uma rede transcontinental.

As cidades participantes são: Miraflores (Peru), Piraí e Vitória (Brasil), Segrate (Itália) e a cidade de Bremen (Alemanha).

O objetivo principal deste projeto é fazer das tecnologias de informação e de comunicação componentes essenciais para a instrução e aprendizagem em ambos os continentes.

link:http://www.x-cross.eu/

Endereço:

Piraí Digital

Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro, Piraí-RJ

27.175-000  | Telefones: (24)2431 9950 / (24)2431 9957

Equipe de Desenvolvimento @ 2016.Todos os direitos reservados